2008-10-23

Saudades....

Ando em maré de silêncios... fujo das palavras e de grandes alaridos sonoros... Hoje, no entanto, lembrei-me de uma palavra que se adapta muito bem ao sentir do povo português: saudade , talvez porque sinta (sentimento) saudades, ou a falta de, ou, de alguém... Sinto saudades da minha infância, de correr livremente pelas ruas da terra do meu Pai, sem medos, sem preocupações, sem pensar nada no dia de amanhã... Sinto-as da minha adolescência marcada pela irreverência, pelas dúvidas, pelos afectos, pelos amores e desamores... Do cheiro que Lisboa tinha, das castanhas assadas, dos pregões da Ribeira, do cacau quente... Sinto saudades dos meus pais e irmã, da nossa enorme cumplicidade, de me limparem as lágrimas sem me perguntar o porquê delas, de compartilhar uma gargalhada pela "coisa mais banal do mundo" e não ser apelidada de tolinha... e os abraços, daqueles fortes, que levavam consigo todos os medos e angústias e eram um conforto enorme para a alma... de andar descalça e "chapinhar" nas poças que a chuva deixava... de namorar à beira-mar, dos silêncios trocados a dois, dos meus filhotes pequeninos e só meus, tão inteiramente meus...
Sinto saudades... esse sentimento em vez de mágoa faz-me sentir grata por ter vivido intensamente tudo o que vivi...
Desculpem lá... volto ao silêncio das emoções...

3 comentários:

Anónimo disse...

Teresa,
Mais um bonito e sentido texto que publicas. Por vezes apetece(-me) voltar a ser criança; há quem faça disso terapia e parece que resulta. O mais importante é não esquecermos a criança que fomos e que ainda espreita e nos ajuda a sorrir com as coisas simples da vida que são as melhores de todas.
Beijinhos e bom fim de semana!

Anónimo disse...

"A Saudade é um luto
Uma dor, uma aflição".

Marcia disse...

É bom sentir saudades.
Saudades quer dizer que estamos vivos e que vivemos coisas boas.
Saudades não são só passado, são também presente e anseio.
Anseio de ver e viver.
Saudade é o fio que nos une a todos.
Beijinhos para ti com saudades.