2007-11-07

Verdes caminhos...

Voltei anos atrás! Desci estas escadas de pedra muitas vezes. Hoje, os limos tomam conta delas, já não se podem descer (outras de cimento, deram lugar a quem quer descer até ao mar). Ao olhá-las repensei uma série de coisas, na minha memória bailaram imensos pensamentos, vi e revi a minha vida e cheguei à conclusão que breve foi o momento entre o passado e o presente, demasiadamente breve, como um "piscar de olhos".
Hoje sei que não tenho respostas, só perguntas. Não tenho certezas, mas muitas dúvidas. Tenho alegrias e tristezas misturadas como cânticos antigos. Tenho lágrimas e sorrisos tal como o mar passa de calmo a tempestuoso. Continuo sem saber para onde vou, ou onde estou. Revejo-me nos limos verdes que tomaram conta das pedras, como tantas coisas tomaram conta dos meus dias, algumas tão pequeninas que não valeram o esforço que fiz para as viver, outras grandes, enormes diria, que me fizeram viver dias em segundos de breve instante. Não sei viver no cinzento! Não gosto do cinzento! Amo intensamente, vivo tudo intensamente, não sei navegar neste mar da vida de uma outra forma. Tenho de estar apaixonada pela vida, pelas pessoas, pelo trabalho, pelos livros que deixo na mesa de cabeceira em lista de espera.
Já não tenho idade de mudar. Por isso que importa as respostas que não sei, as dúvidas que nunca serão certezas, as alegrias e as tristezas, os sorrisos e as lágrimas que andam todos à mistura num furacão de sentidos, o nunca saber qual é o caminho, a mania de não perceber a partida e a chegada, que importa? Vivo num dilúvio de emoções e são elas que dão côr à minha vida.



(Azenhas do Mar - foto de José Luís Ferreira)

5 comentários:

Maria Silva disse...

Olá amiga,
Finalmente tenho tempo para visitas e conversas. Estou aqui a deambular pelo teu cantinho e acompanhar-te nos teus devaneios. Já estás adicionada no ilhas do mar.

bjs

PostScriptum disse...

Terra lindissima. Não foste à foz do Lizandro?
A tua escrita é fabulosa.
Beijinho

alexandra.teles disse...

Continuo a admirar a tua vontade de escrever e dizeres aquilo que sentes... que bom ter algo para ler de alguem perto e que vai tão longe...
beijinhos
moi

PostScriptum disse...

Nõ, não fico arreliado. Ao invés fico contente por me quereres nas tuas referências. Eu, sem a tua permissão já te havia linkado.
Muito obrigado pelas tuas palavras.
Um beijo.
(Um dia ofereço-te o meu último livro. Já a acabar outro)

theresia disse...

Nanda
Obrigado pelas palavras. Os "Devaneios" estão a ficar muito conhecidos... enfim devaneios em ilhas do mar.