2009-02-27

"O Desenho na Colecção Privada de Natália Correia"



























Foi inaugurada no dia 27 de Fevereiro, na Sala de Exposições do Museu dos Baleeiros, uma Mostra Itinerante do Espólio Artístico de Natália Correia e Dórdio Guimarães. Cerca de 50 pessoas partilharam connosco esta noite.
Como muito bem explicou a Srª Arquitecta Rita Cruz Dourado, no dia da inauguração: "...Das cerca de 400 peças que constituem o espólio artístico, optou-se por conduzir a mostra no âmbito do desenho. Não por uma vontade redutora de eleger uma dada particularidade, mas sim pela capacidade que no desenho há de, como suporte do pensamento, nele estar contida a base e a vontade de todas as expressões..." ," ...De Almada Negreiros a Cesariny, de Abel Manta a Stuart Carvalhais, de Fernando Lanhas a Júlio Resendes e a Júlio Pomar, mais do que a filiação a uma direcção estética, o que se expõe é uma reunião de afectos, momentos e proximidades onde, maior que a relação entre autores, é a relação com Natália Correia e Dórdio Guimarães..."
É, sem sombra de dúvida, uma exposição "de afectos"...
Até dia 22 de Março podemos deleitar a vista e a alma nestes desenhos.
Mais uma excelente iniciativa da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura e com a colaboração do Museu do Pico.












































































































































































1 comentário:

Anónimo disse...

Quando Natália morreu, Dórdio deixou praticamente de viver.
Disse-o aos amigos mais chegados, que sentiram as palavras como anúncio funesto.

"Morrer de amor".

Aconteceu.